O Avião Que Caiu em Campinas

The Airplane That Fell in Campinas, SP, Brazil.

O IHGG CAMPINAS recomenda que os leitores interessados neste assunto leiam:

http://blogdoetevaldo.blogspot.com.br/2012/11/o-aviao-que-caiu-em-campinas.html Acesso em: 12/5/2018

http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com.br/2008/11/curiosidades-desastre-areo-em-campinas.html Acesso: 12/5/2018

 

 

2 comentários

  1. Quando realize, no início dos anos 90, uma pesquisa sobre as origens e desenvolvimento do bairro rural de Friburgo intitulada: “Diversidade sócio- cultural, reconstituição da tradição e globalização; os teutos brasileiros de Friburgo/Campinas.” ( TEXTOS CERU 7, Série 2, 1997), colhendo os depoimentos dos moradores mais idosos dessa comunidade rural, muitas vezes esse acidente foi mencionado. Ao visitar o cemitério da comunidade, acompanhada por moradores da comunidade, o fato foi também relembrado, pois fazia parte da memória recente dessa comunidade rural de Campinas, pouco conhecida por se situar no extremo sul do município, quase na divisa com Indaiatuba. Os detalhes do mesmo, entretanto, só estou tendo conhecimento agora, por isso agradeço a pesquisa minuciosa e rica em informações.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Caro Márcio José Schali,
    Em 23 de novembro de 2012, publiquei no meu Blog (www.glogdoetevaldo.blogspot.com), um artigo intitulado O AVIÃO QUE CAIU EM CAMPINAS. Desde então, tenho recebido comentários de pessoas que souberam do ocorrido, inclusive alguns parentes de tripulantes mortos naquele terrível acidente. Tal postagem é, na verdade, um depoimento pessoal. É um relato de minha memória de infância.
    Fui procurado por jornalistas, que reproduziram o meu artigo em sites como g1 (Roberta Steganha) e http://www.desastresaereos.net (Jorge Tadeu da Silva). Todos eles me deram os devidos créditos.
    Pois bem. Hoje (11 de maio de 2018), encontro um artigo seu publicado no site https://ihggcampinas.org/2018/05/04/o-aviao-que-caiu-em-campinas/, datado de 4 de maio de 2018, ostentando o mesmo título: “O AVIÃO QUE CAIU EM CAMPINAS”.
    Parágrafos inteiros estão ali reproduzidos fielmente, sem que se tenha sido atribuída a devida autoria. Fui tomado por um misto sentimento de espanto e tristeza.
    Nas Notas Bibliográficas, indicando os Sites consultados, menciona:
    http://www.arquivonacional.gov.br
    http://www.bn.gov.br
    http://www.rac.com.br
    http://www.rac.com.br>
    Google e
    Acervo de Márcio José Schali e pesquisas do autor (a partir de 1985), Campinas, SP.
    Ora, “Google” é um Site de busca!!!
    Nenhuma menção a Etevaldo Amorim ou http://www.blogdoetevaldo.blogspot.com...

    Assim, confiando no seu senso de justiça, e na condição de escritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Campinas (minha terra natal), digo-lhe que ficaria muito feliz se, ainda em tempo, fizesse o devido registro no seu artigo.

    P.S: Se não quiser publicar esse comentário, basta fazer justiça. Terei, assim, a certeza que se tratou apenas de um simples esquecimento.
    Muito Obrigado!
    Etevaldo Amorim

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s