O Brasil em Todas as Copas do Mundo

Brazil in all 21 Soccer World Cups.

Por Geraldo Affonso Muzzi – embaixador, escritor. Titular da Cadeira Nº 4 do IHGG Campinas.

After the end of the 21st Soccer World Cup FIFA, Russia 2018, Brazil was the only country to have been present in all the World Cup. The world championship has been sponsored by FIFA, the international football association, since 1930 when the first Jules Rimet Cup was played in Uruguay, Montevideo, with only 13 countries competing.

Com o fim da 21a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol, em 2018, na Rússia, o Brasil terá sido o único país a participar de todos os torneios.

Os campeonatos mundiais são promovidos pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA) desde 1930, quando a Taça Jules Rimet começou a ser disputada no Uruguai, em Montevidéu, com 13 países competidores.

Desde então, a FIFA vem crescendo de forma incessante e conta mais de duzentos países filiados, ainda mais do que a própria Organização das Nações Unidas (ONU), que tem 193 membros, ou o Comitê Olímpico Internacional, com 202 membros.

No Brasil, o futebol começou a ser jogado regularmente em 1894. De acordo com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o primeiro campeonato oficial foi organizado pela Liga Paulista de Football e teve início em 3 de maio de 1902. Em 1906, o esporte estava em franca ascensão, principalmente no Rio e em São Paulo. O primeiro jogo entre as Seleções dos dois estados foi em 31 de julho de 1906, com a vitória da seleção paulista por 4 tentos a 0.

A Seleção brasileira nasceu em julho de 1914, para a disputa de um jogo amistoso no campo do Fluminense Futebol Clube, no Rio de Janeiro, contra a equipe inglesa de profissionais do Exeter City, com a vitória do Brasil por 2 tentos a 0.

Nos anos seguintes, durante a 1ª Guerra Mundial, a Seleção brasileira participou de suas primeiras competições na América do Sul, tendo vencido os campeonatos Sulamericanos de 1919 e de 1922, no Rio de Janeiro. Daí surgiram os primeiros craques, com destaque para os atacantes Arthur Friedenreich e Rubens Salles.

Após a Copa de 2018 na Rússia, o Brasil tem como principais colocações: 5 vezes campeão, 2 vezes vice-campeão, 2 vezes 3º colocado e 2 vezes 4º colocado. Os seus rivais diretos são a Itália e a Alemanha com 4 títulos, e Argentina, Uruguai e França, com 2 torneios vencidos.

Referências bibliográficas:

MUZZI, Geraldo Affonso. Brazil in all 18 World Cups, 1930 – 2006. Belo Horizonte: Publigraph Editorial, 2005.
MUZZI, Geraldo Affonso. Brasil em todas as 20 Copas do Mundo, 1930 – 2014. Campinas: Pontes Editores, 2013.Arquivo Escaneado 15

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s