19 de Agosto, Dia do Historiador

August, 19, Brazilian Historian’s Day.

Por Marcel José Cheida – jornalista, professor da PUC Campinas
Titular da Cadeira  48 do IHGG Campinas.

Hoje é comemorado o Dia do Historiador, conforme lei federal em vigência desde 2009. A data é homenagem ao dia do nascimento (1849) do diplomata e escritor Joaquim Nabuco. Num de seus discursos, Nabuco já diagnosticava um dos graves problemas enfrentados no âmbito da organização política do País, de extenso território, o que ele denominava de centralismo absurdo, algo que é mantido até os dias de hoje com outras roupagens: O fato de sermos uma nação não justifica semelhante regime, pelo contrário, o torna ainda mais odioso. (…) por certo é possuir um governo que tem o pior de todos os defeitos coloniais – o de governar-nos de longe e para si.

Conhecer a história é cultivar a identidade social, ampliar o senso crítico sobre a trama social, adquirir consciência da frágil e também poderosa espécie humana e conhecer melhor nossas ambivalências morais e políticas. Aliás, nunca precisamos tanto do conhecimento sobre a nossa história para enfrentarmos uma das mais graves crises políticas e econômicas que obscurece o olhar de tantos. Essa crise faz aflorar uma outra, lá no fundo, a crise da comunicação interpessoal e social.

A história do Brasil é recheada de fatos trágicos, cruéis, sanguinolentos. Mas, também de conquistas episódicas que evidenciam a capacidade de construir algo melhor para todos. No Brasil colônia, império e república, nos deparamos com tentativas de organização da sociedade por meio de regimes políticos autoritários, hierárquicos e pretensiosos sob a influência e mando de uma elite que sempre procura tutelar a população e assim frear as raras tentativas de democratizar o País.

Há um desafio enorme pela frente.

Então, conheçamos melhor a nossa história.

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s